"Era quase um garoto quando sucedera Christian Dior e, três anos depois, abria a própria maison. Nunca pertencera a si mesmo. Na vida privada, um amante possessivo sucedera a mãe dominadora"
Descreve Marie-Dominique Lelièvre.
No livro Saint Laurent: A Arte da Elegância (320 págs., R$ 49,90, Larousse), lançado no Brasil.
A obra, que causou polêmica nos bastidores da moda, é resultado de anos de pesquisa e entrevistas com pessoas próximas ao estilista Yves Saint Laurent. Irmã, musas e companheiros de trabalho revelam um garoto cheio de medos e desconfortável com sua sexualidade.
Contradições. O livro mostra um gênio da beleza incapaz de lidar com a frustração e com a derrota e entregue a compulsões e vícios: das latas de Coca-cola ao uísque bebido no gargalo, dos cigarros ao haxixe, à cocaína e às anfetaminas.
"Yves era corroído pela angústia que devora as pessoas", conclui Marie-Dominique, em certo momento da narrativa. Entretanto, sabia se vender como ninguém e, ao lado de Pierre Bergé, seu companheiro e administrador da marca, construiu um império de alta costura prêt-à-porter e se transformou em um ícone da moda.
Marie-Dominique desconstrói o mito e apresenta o homem tempestivo, workaholic, angustiado e entregue aos vícios por trás da imagem do estilista retraído, cujas criações mudaram a história da indústria da moda. Leva o leitor para trás das cortinas da maison da rua Spontini e revela os segredos mais sórdidos de décadas intensas e recheadas de exageros.
Um must have da estação na biblioteca dos fashionistas.
SINOPSE: Em 'Saint Laurent', a autora entrevistou a família, os amigos, funcionários, amores, modelos, camareiros e médicos. Visitou a casa dele, espiou os armários, folheou os livros, pesquisou arquivos. Nesta biografia, ela desvenda o mistério do homem glamouroso e elegante que viveu intensamente sua arte, revela o personagem que Saint Laurent representava no mundo dos superstars e mostra a todos o menino que habitou a alma inquieta de um dos nomes da alta-costura.
Livro em português - Lançamento 1ª Edição - 2011
Sugestão de onde comprar: Livraria Cultura, Livraria da Travessa
Fonte: Internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário