segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Só vou dar valor pra quem gosta de mim


Confesso, não sou fã do Roberto Carlos, mas que ele faz músicas com conteúdo e com mensagens significativas isso eu não posso negar.

Noutro dia estava navegando na net e me deparei com uma questão interessante: Até que ponto você já se humilhou por alguém?

Uma das respostas foi: “eu já desisti, agora só vou dar valor pra quem gosta de mim” o que me fez lembrar imediatamente da música. Outra resposta casa perfeitamente com o que a minha mãe sempre me disse: “Primeiro você tem de se amar, como você espera que alguém te ame se você mesma não se ama?”, mas é verdade, não é? Durante muito tempo as mulheres se adaptaram ao que seria o ideal feminino, no ponto de vista dos homens é claro! Não estou aqui para levantar nenhuma bandeira feminista, que isto fique bem claro, mas acredito que está inserido no mais fundo do inconsciente feminino que devemos agradar sempre os homens, às vezes até mesmo nos anulando. Falo isso, pois é o que algumas de nós fazem. Mas o que todas nós não podemos esquecer é que estamos no séc. 21 e não no inicio do séc. 20, os homens também evoluíram e hoje em dia eles querem uma parceira para compartilhar a vida e não alguém que seja um encosto ou um fardo é claro que existem as exceções que continuam a tratar as mulheres como se não fossem nada, as humilham, menosprezam e muitas vezes batem, esses “homens” minam a autoconfiança de suas esposas e namoradas, querem que sejam totalmente dependentes deles. Eles continuam no inicio do século passado!

Eu mesma já corri muito atrás de garotos que me ignoravam, já me apaixonei por alguém que não me dava valor, mas a muito aprendi que quando um relacionamento começa a me machucar ou me fazer mal é porque chegou a um ponto que não dá mais e mesmo sofrendo eu termino o relacionamento. Não creio que já tenha chegado a me humilhar em relação a algum garoto, bem pelo menos não depois dos dez anos de idade, naquela época eu era apaixonada por um dos meus melhores amigos, fazia declarações, escrevia bilhetinhos, beijava o chão que ele pisava... O que ele fazia? O que todo garoto de dez anos faz, briga, ignora, fica de mal diz que não gosta da gente, essas coisas básicas e normais nessa fase independente do século. É claro que eu chorava e ficava magoada quando isso acontecia, mas logo eu estava novamente atrás dele para receber um pouco de atenção. Com tudo, isso era coisa de criança, então eu realmente nunca cheguei a me humilhar, pois nunca me senti assim nem mesmo agora olhando para o passado me sito extremamente feliz com o que senti por ele e apesar de tudo foi o sentimento mais puro que já senti. Não havia maldade na minha procura e nem na recusa dele, por isso não houve humilhação, houve apenas duas crianças rendo ações e reações normais.

É difícil desistir de alguém que a gente gosta, mesmo que essa pessoa nos faça sofrer, mas temos de ver o que nos machuca mais ficar insistindo em algo que não vale a pena, pois só vamos sofrer ou sofrer um pouco com a falta de alguém e depois poder seguir em frente de cabeça erguida. Quando a gente se ama e se valoriza conseguimos nos afastar e seguir com nossos caminhos mesmo sofrendo com a separação, mas quando nos falta amor próprio acabamos ficando numa relação doentia que nos faz mal sem conseguir nos libertar e muitas vezes não enxergamos isso.

Por isso devemos nos dar valor e entendermos que somos pessoas especiais e que merecem a felicidade. Muitas vezes temos alguém bem ao nosso lado que nos ama e não vemos isso, então devemos dar valor a aqueles que nos dão valor e como diz o ditado: “Antes só do que mal acompanhada”, mas é claro que não estou querendo dizer que devemos fazer uma revolução ou um movimento de independência feminina ao ponto de que não necessitamos do sexo oposto, muito pelo contrário, sou totalmente a favor do romance e das juras de amor que banham os sonhos das maiorias das mulheres, mas devemos ser seguras e confiantes sozinhas para continuar assim quando tivermos alguém, os relacionamentos não devem ser uma guerra, muito pelo contrário, a mulher deve sim agradar ao seu homem, mas não deve se subjugar. Quando se começa um relacionamento, as pessoas se tornam parceiras, ou seja, vão caminhar lado a lado e não um sendo melhor, ou maior que o outro eles são iguais.

E assim como acredito que a mulher deva agradar acredito que ela deva ser agradada.

Só não devemos tornar os nossos relacionamentos a nossa vida, pois tudo nessa vida é mutável, a única coisa certa é que como nascemos um dia iremos morrer então devemos ser fortes sozinhos e fortes junto com o nosso par, se não der certo ou por alguma eventualidade ficarmos sós ainda sim seremos fortes.

Espero ter conseguido passar o que penso e o que sinto, sem agredir ninguém, pois essa nunca foi a minha intenção.

Acredito que primeiro temos que nos amar, nos dar valor, para depois amar o
outro. O amor próprio é fundamental em qualquer relacionamento. Aprendi a
valorizar quem realmente merecia! Não perco meu tempo tentando conquistar quem
não me quer! Mesmo porquê homem quando realmente quer, ele correr atrás! Aliás
eles adoram fazer isso...rsrs.

nina_cruz6

Texto de uma internauta que expressa muito bem tudo o que eu quis enfatizar.

Um comentário:

  1. Fico feliz que tenha gostado! De tanto errar acabei aprendendo. Beijos. :)

    ResponderExcluir